O Núcleo de pesquisa Análise Sócio Ambiental – ASA do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG convida para a palestra

SERVICIOS DE LOS ECOSISTEMAS Y BIENESTAR HUMANO: LA EVALUACIÓN DE LOS ECOSISTEMAS DEL MILENIO EN ESPAÑA.

Palestrante: Prof. Dr. Cesar A. Lopez Santiago, Laboratório de Socioecossistemas, Universidade Autônoma de Madri.

12 de março de 2015

16h00 as 18h00

CIDEC-Sul – Sala Lagoas, Campus Carreiros, FURG, Rio Grande-RS

a palestra será proferida em ESPANHOL sem tradução

As características do processo de mudanças globais impulsionadas pelo modelo de desenvolvimento predominante, que não considera os limites biofísicos do planeta e dos ecossistemas, coloca em perigo o bem estar das populações.

A palestra trata da metodologia de trabalho e os resultados da “Avaliação Ecossistêmica do Milênio na Espanha” como um modelo de avaliação sobre o estado dos socioecossistemas e sua relação direta com o bem-estar humano na Espanha.

O Prof. Dr. Cesar A. Lopez Santiago é graduado em Ciências Biológicas e Doutor em Ciências Biológicas (Universidad Autónoma de Madrid). Ministra disciplinas para a graduação em Biologia e Ciências Ambientais e para os mestrados em Ecologia da UAM e em Espaços Protegidos organizado pela Fundação F. Gonzalez Bernáldez. Suas pesquisas envolvem a avaliação dos serviços culturais dos ecossistemas e do seu papel na planificação e gestão sustentável dos socioecossistemas, mediante o uso de metodologias participativas.

O Prof. Cesar atua no Laboratório de Socioecossistemas da Universidade Autônoma de Madrid-UAM, dedicado a explorar a estrutura, funcionamento e dinâmica dos socioecossistemas desde a perspectiva sistêmica e interdisciplinar. O objetivo do laboratório é afrontar os problemas de sustentabilidade e contribuir para derrubar barreiras e construir pontes entre as ciências biofísicas e sociais, assim com entre os pesquisadores e os tomadores de decisão, para desenvolver capacidades adaptativas no contexto atual de mudanças globais. Os trabalhos atuais são desenvolvidos no Mediterrâneo e na América Latina. Este laboratório colabora com a Fundación Interuniversitaria F. Gonzalez Bernáldez, dedicada ao estudo e conservação dos espaços naturais.

http://www.uam.es/gruposinv/socioeco/

https://www.uam.es/otros/fungobe/

Patrocínio: Rede TransForMar - Rede Transdisciplinar de Formação em Gestão Participativa para Conservação e Desenvolvimento de Territórios Marinhos e Terrestres, Projeto: “Gestão Integrada e Compartilhada de Territórios Marinho-Costeiros: implicações para a pesca artesanal e para a conservação da biodiversidade”, CAPES Edital 09/2009- Ciências do Mar